A QUESTÃO          Anencéfalos          Artigos          Fale Conosco

ANENCEFALIA

MITOS VERDADES
A anencefalia pode causar a ruptura do útero

A gestação de anencéfalos (assim como de outras malformações inviáveis) não coloca a vida da gestante em risco. A informação em sentido contrário é completamente infundada e, diria que, até irresponsável, só aumentando, equivocadamente, o sofrimento da gestante que se encontra nesse momento tão crítico.

Dra. Lúcia Pedroso Barbosa, médica, ultra-sonografista.

O anencéfalo não tem condições de vida extra-uterina.

De qualquer forma, não é verdadeira a afirmação, utilizada habitualmente como tentativa de descaracterizar o enquadramento como aborto, de que a vida extra-uterina na anencefalia é absolutamente inviável e de que todas essas crianças morram logo após o parto.

Dr. Rodolfo Acatauassú Nunes – Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas UERJ, Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da UFRJ.

Bem por isso se mostra correta a afirmação de que o feto anencéfalo, um projeto embriológico falido, “não é um processo de vida, mas um processo de morte”. Não se está diante de um nascituro; antes, de um morituro.
Franco, Alberto Silva, in ANENCEFALIA* Breves considerações médicas, bioéticas, jurídicas e jurídico-penais**
Fonte: www.usp.br/nemge/textos_relacoes_juridicas/anencefalia_silvafranco.pdf
.

 

Os médicos elogiaram a decisão, posto que a ciência médica atua com margem de certeza igual a 100% de que não há sobrevivência nos casos de anencefalia e no período intra-uterino em mais de 50% dos casos ocorre o óbito do feto e aqueles que chegam a nascer, a criança geralmente nasce cega, surda, sem consciência e não sobrevive mais que algumas horas – no máximo, falecem em poucos dias.

Thais Tech Gaiotti Estudante de Direito http://www.direitonet.com.br/artigos/x/17/73/1773/

 

                                                                                                                  Próxima




           A QUESTÃO          Anencéfalos          Artigos          Fale Conosco

  Elaborado por CID PEREIRA Cel: 21 96046650; E-mail: cidcostap@yahoo.com.br
Read Privat policy